Ritos de passagem
Na Adolescência dos indígenas , existem os chamados " Ritos de passagem " . Estes ritos são cerimonias que marcam a passagem do indígena de uma situação para outra. Há os ritos de iniciação , onde um índio pré-adolescente aprende os comportamentos que ira ser considerado um adulto na sua tribo. Tãmbém são ritos de passagem as cerimônias matrimonias , que há uma grande mudança nas responsabilidades de um índio. E , Terminando a parte dos ritos de passagem , temos os ritos funerários ,que marcam a passagem da pessoa de um mundo para o outro
Ritos de puberdade
No rito de puberdade , onde o índio deixa de ser uma criança ,e passa a ser um adulto , Na Primeira fase deste rito , a criança é separada da vida normal da aldeia , passa por um período que aprende o comportamento adulto , e por fim , volta a sua aldeia , com o seu novo comportamento. Nestes ritos , a criança é separada do convívio com a aldeia , quando atinge tal idade . Este é considerado a primeira fase do rito , no caso das meninas , a maioria das vezes , esta fase ocorre na época da primeira menstruação ( Menarca ) . Quando elas percebem isto , entram na mata , e não saem antes de deixarem uma marcação marcando o local onde se esconderam.Para os homens , não há uma idade certa , os índios Xavante ( Mato Grosso) , realizam os ritos de puberdade uma a cada 5 anos . Os meninos saem da casa de seus pais e passam a viver todos juntos em uma casa comunitária por todo este tempo , até , eles serem considerados adultos. Há meninos de 7 a 8 anos , que estarão velhos até esperarem o proximo ritual , até adolescentes de 12 a 13 anos , considerados muito novos no ínicio do ritual anterior . Entre os índios Apinajé ( Norte do Tocantins) , a separação é feita quando o índio tem 15 anos . Já entre os Tupinambás , habitavam a costa do brasil na época em que os europeus chegaram no Brasil , os rituais aconteciam entre 25 anos.
A segunda fase do rito de passagem , se chama " Transição " , é o período em que o adolescente permanece afastado da sociedade aprendendo com os mais velhos , o comportamento adequado aos adultos de seu grupo. Entre as meninas das etnias do Alto Xingu ( Mato Grosso) , este período é proximo a um ano . A Menina não sai de sua casa , longe da vista dos outros. As meninas Tikuna permanecem escondidas em suas casas por 3 meses , na maior parte do tempo , em silêncio . Normalmente , para todos os grupos índigenas , a fase é cheia de cuidados especias e alimentares . Acreditam-se que as meninas encontram-se fragilizadas e expostas a ataques de maus espiritos.
Entre os homens , este periodo de transição é variado . Como eu já falei , dura até cinco anos para os Xavante. Entre os índios Karajá , que habitam as margens do rio Araguaia , os preparativos para a festa de puberdade masculina duram 5 meses. Em todos os casos , durante este período , os homens aprendem os ritos de sua comunidade , as responsabilidades com as suas futuras famílias , atividades de caça , guerra e pesca.
Por fim , terminando esse aprendizado da fase de transição , há um ritual de incoporação . O Menino ou menina já são considerados aptos a assumirem o papel de adultos , e são recebidos de volta À sociedade , este ritual é geralmente bastante festivo , mas cada um tem seu jeito de comemorar. Ao Fim desta festa , as mulheres mais velhas arrancam os cabelos das mais novas.
E assim terminamos mais uma postagem do blog! Obrigado por ler até aqui!
Qual o rito de passagem das meninas da tribo pataxó?
ResponderExcluirvlw paça
ResponderExcluirObrigada
Excluirachei interessante os indigenas aprendem a ser adultos
Excluirdemais! ajudou muito no trabalho!!!!!!!!
ResponderExcluirdemais! ajudou demais
ResponderExcluirvaleu amigo, achei ótimo
ResponderExcluirMuito bom usei pro trabalho de escola,não sei o q faria sem vcs muito obg,muito obg mesmo ❤❤❤❤❤❤
ResponderExcluirMuito bom
Excluir